Veja as últimas postagens

Nacionalidade filho, neto e bisneto: saiba como funciona

Você pode estar buscando na internet sobre como conseguir a cidadania portuguesa sendo neto de português? Estou certo?Então vou fazer uma breve introdução antes de falar um pouco mais sobre isso. Leia esse artigo inteiro se você é filho de português , se está querendo obter a cidadania portuguesa e é neto de português ou ainda, se é bisneto de português.

Quando se é um cidadão europeu você tem livre acesso para se deslocar por todos os países da Europa. Além de poder trabalhar e morar em qualquer país da União Europeia, você pode repassar sua nacionalidade aos seus filhos e netos. Continue lendo para entender mais sobre.

Primeiro, é importante ter consciência que dentro do Direito Internacional Privado, existem duas hipóteses que estipulam os direitos do cidadão a uma nacionalidade jus soli, quando uma pessoa nasce no território e tem direito aquela nacionalidade; e o jus sanguinis, que mesmo a pessoa sendo estrangeira, ela pode requerer sua nacionalidade por força dos “laços de sangue”.

Dessa forma, Rodrigo Salgado Martins, advogado português e Sócio Diretor do Escritório Salgado Martins Advogados, além de mestrando na Universidade Portucalense (UPT), conta com 12 anos de atuação na área de nacionalidade portuguesa e 20 anos na área de consultiva e contencioso como advogado no Brasil. Sendo assim, Rodrigo e sua equipe da europaonline.org estão capacitados para te ajudar em quesitos de nacionalidade e muitos outros. Veja mais informações abaixo.

O filho de português nascido no estrangeiro

Nessa condição, é possível requerer a nacionalidade portuguesa quem:

  • Tem mãe ou pai português
  • Tem a Certidão de Nascimento do progenitor(a) português
  • Declare que deseja adquirir a nacionalidade portuguesa.

O neto do português nascido no estrangeiro

Nessa condição, é possível requerer a nacionalidade portuguesa quem:

  • Tem um avô ou avó português
  • Que não tenha perdido a nacionalidade portuguesa
  • Possui a Certidão de Nascimento do ascendente em linha reta com o português
  • Demonstra uma ligação Efetiva com a Comunidade Portuguesa, que será analisada.

É casado com um português há mais de 3 anos?

Se você é casado ou vive em uma união reconhecida por um tribunal de Portugal há mais de 3 anos, você pode requerer a Nacionalidade Portuguesa. Além disso, a alteração na Lei 9 de 2015 diz que não é mais preciso apresentar a ligação efetiva com Portugal.

Vantagens de ser cidadão europeu

Quando se é um cidadão europeu você tem livre acesso para se deslocar por todos os países da Europa. Além de poder trabalhar e morar em qualquer país da União Europeia, você pode repassar sua nacionalidade aos seus filhos e netos. Veja outras vantagens de ter nacionalidade europeia

  • Possibilidade de resguardo e segurança para família, uma vez que há uma melhor qualidade de vida
  • Você passa a ser um cidadão europeu

Se você se encaixa em alguma dessas condições e tem interesse em adquirir sua nacionalidade em Portugal, nós da Europa Online temos toda satisfação em ajudá-lo! Fale conosco por Whatsapp, e-mail ou preencha o formulário para solicitar um atendimento.

Acompanhe nosso blog sobre cidadanias européias e conheça um pouco mais sobre nossos serviços relacionados a vistos e entenda todo processo para obter sua cidadania européia.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This